A madeira
Há séculos, o homem tem usado a madeira como um dos principais materiais para construção. O motivo, dentre outros, é que a madeira tem propriedades e características importantes como: facilidade de manuseio e processamento, elevada resistência mecânica em relação ao peso próprio, bom isolamento térmico e elétrico e bom desempenho em ambientes agressivos.
A madeira, por ser uma matéria prima oriunda da natureza, é o único material empregado na construção civil que não agride e nem polui o meio ambiente. Se a exploração for de forma responsável e sustentável, a fonte de recursos será inesgotável.
Nossa matéria prima vem das florestas naturais da Amazônia, a maior região produtora de madeira de todos os tipos. A extração da madeira é de forma sustentada, ou seja, com o manejo do ecossistema de forma contínua e racional, através do corte seletivo de árvores adultas, sem destruir a fauna e a flora remanescentes, sem comprometer o equilíbrio ecológico, perenizando a mata.
Utilizamos madeiras denominadas duras ou pesadas, cujas espécies mais conhecidas no Brasil, são: maçaranduba, ipê, cumaru, jatobá, angelim e grápia.
A maioria dos componentes dos nossos kits é fabricada do cerne de espécies como a Maçaranduba e o Angelim.
Durabilidade e isolamento térmico
Essas madeiras apresentam como características principais: grande durabilidade natural em contato com o solo e alta resistência aos ataques de fungos apodrecedores e insetos xilófagos. Sua utilização é recomendada para aplicações externas como pontes, dormentes, em construção civil como vigas, pilares, caibros, assoalhos, paredes, escadas, na construção naval em embarcações e ancoradouros.
Em relação à condutibilidade térmica das madeiras em geral, o coeficiente de condutibilidade térmica adotado é 0,03 Kcal/m.h°C, cerca de 1300 vezes menor que o do aço, 10 vezes menor do que o do cimento e 40 vezes menos que o tijolo de barro. A rapidez com que a madeira absorve calor ou frio de seu redor é muito menor que a de outros materiais. Isso a torna um excelente isolante térmico natural.
Kits Em Pinus Tratado
Apresentamos uma opção mais econômica, sem perder a qualidade e a beleza de uma casa de madeira: kits em pinus!
A maioria dos projetos padrão podem ser adaptados para serem fornecidos em Pinus.
O que é pinus tratado?
Chama-se de pinus tratado, ou pinus autoclavado, a madeira de pinus que passa pelo processo de tratamento no autoclave, garantindo maior durabilidade e resistência à intemperes como sol, chuva e umidade, e ao ataque de fungos, insetos, cupins e brocas.
Qual a durabilidade de uma casa em pinus autoclavado?
A madeira de Pinus, quando submetida a um tratamento adequado, pode permanecer em contato direto com o solo por 20 anos ou mais, sem indícios de apodrecimento ou ataque de insetos.
O que é tratamento em autoclave?
O tratamento da madeira em autoclave é um processo tecnológico que incorpora mecânica e química, permitindo impregnar profundamente a madeira com produtos inseticidas e fungicidas de ação comprovada.