Ainda que aqui no Brasil as casas em alvenaria formem a grande maioria das construções, as casas de madeira estão ganhando seu espaço. Aos poucos, as pessoas estão descobrindo todos os benefícios de uma construção feita em madeira, principalmente aqui no nosso país, onde a madeira para casa é da melhor qualidade.
Em outros países as casas de madeira são mais populares, como você já deve ter reparado, pelo menos, nos filmes norte-americanos. E há motivos culturais para isso: ainda que lá a madeira para casa não seja tão boa, eles se acostumaram com essas construções por diversos motivos, como:
Toda e qualquer casa de madeira precisa ser construída com materiais de qualidade e tecnologia de ponta para que seja segura e durável. Sendo assim, a madeira para casa é uma das escolhas mais importantes durante o projeto e a instalação.
Para se criar uma construção residencial, a madeira para casa precisa, obrigatoriamente, ser nobre e maciça. A saber, madeira maciça é toda madeira natural, pura, sem acréscimo de fibras sintéticas ou aglomerados. Por exemplo, as placas de MDF são feitas a partir de madeiras com aglomerados e resina, por isso não são maciças.
As madeiras nobres são aquelas com elevada durabilidade natural, cheiro agradável (ou totalmente sem cheiro) e elevada estabilidade. Ainda, há madeiras nobres moles ou duras, mas cada uma possui características próprias que são necessárias em algum ponto da construção. Veremos, a seguir, os diferentes tipos de madeira para casa.
A madeira para casa precisa ser escolhida com sabedoria justamente por conta dessas diferenças que encontramos de uma árvore para a outra. A madeira nobre mole — ou macia, como também é chamada — pode ser utilizada em portas e esquadrias, assim com em acabamentos mais detalhados.
Os principais representantes desta categoria de madeira para casa mole ou macia são o mogno, o cedro, a imbuia, a cerejeira, o freijó ou o amendoim. Com certeza na sua casa há algum móvel que foi fabricado com uma destas madeiras, não é mesmo?
Já a madeira para casa que é dura possui uma resistência estrutural muito mais elevada. Por conta desta característica, as madeiras nobres duras são usadas também em outras obras, como pontes, além das estruturas de construções. Os principais representantes da categoria são: ipê, jatobá, cumaru, angico, itaúba, pau-roxo, maçaranduba, sucupira e garapa.
Há ainda uma terceira categoria de madeira para casa, as chamadas madeiras médias. Apesar da qualidade também ser bastante alta, o desempenho estrutural não é o mesmo das madeiras duras. Fazem parte deste grupo: angelim pedra, louro vermelho e louro preto, andiroba e marfim, que são utilizados para esquadrias, portas, batentes e assoalhos.
Ou seja, na hora de construir uma casa ou um estabelecimento em madeira você precisa escolher uma ótima empresa, com experiência no mercado e boa garantia. Afinal, a determinação do uso de cada madeira para casa é o que afirma a segurança e a durabilidade de uma construção.
Todas essas informações são importantes, pois, quando a madeira para casa é escolhida de forma correta, antes e durante a instalação, a obra vai exigir pouca manutenção em sua estrutura, os desgastes serão pequenos e a casa será muito mais segura, durando por diversas gerações da sua família.
Como já foi dito, a escolha da empresa de casas de madeira é fundamental para que a construção seja feita com sucesso. Conheça, então, a Casas Tropical, que tem total experiência na escolha de madeira para casa.
Já há 17 anos no mercado, a Casas Tropical trabalha somente com matéria-prima nobre e nacional, extraída no Pará e no Mato Grosso, por meio de fornecedores que atestam a origem da madeira para casa.
Além disso, a empresa conta com uma equipe profissional com mais de 15 anos de experiência em construções com madeira para casa. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a Casas Tropical por e-mail ou telefone.